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segunda-feira, 18 de junho de 2012

PROVA DE HISTÓRIA 1º ANO - COLÉGIO MONTEIRO LOBATO COM GABARITO


COLÉGIO MONTEIRO LOBATO
CAMAPUÃ  - MS
                                                               
   Professora: Marcela Marangon Ribeiro                                              Ano/Série1º ano E.M.
      Aluno (a): __________________________________________________ Data 18/06/2012
PROVA DE HISTÓRIA

1. O conjunto de instituições que criam e regulam as obrigações de obediência e de serviço, de proteção e sustento e a concessão de um  bem, entregue ao vassalo pelo senhor, é próprio

a)   do classicismo grego.
b)  da sociedade feudal.
c)  da prática mercantilista.
d)  do expansionismo marítimo.
e)  da sociedade romana.

2. Nome dado aos povos, durante a idade média, considerados não cristãos e que adoravam vários deuses:
a) clero
b) bárbaros
c) pagãos 
d) feudal
e) escravistas 

 3. (FGV/RJ) Do grande Cisma sofrida pelo cristianismo no século XI, resultou:
a) o estabelecimento de tribunais de Inquisição pela Igreja Católica;
b) a Reforma Protestante, que levou à quebra da unidade da Igreja Católica na Europa Ocidental;
c) a heresia dos albigenses, condenada pelo papa Inocêncio II;
d) a divisão da Igreja Cristã em Católica Romana e Ortodoxa Grega;
e) a Querela das Investiduras, que proibia a investidura de clérigos por leigos.

4. (OSEC) A Hégira assinala:

      a) um marco histórico para o início do calendário judaico;
      b) a reunificação do império Romano sob Justiniano;
      c) a fuga de Maomé de Meca para Medina;
      d) o domínio dos navegantes escandinavos sobre os mares Báltico e do Norte;
      e) a tomada de Constantinopla pelos turcos.

5. Impossibilitados de defender o reino, os soberanos delegaram poder aos senhores feudais. Por isso, e com vistas a se autoprotegerem, os senhores procuraram relacionarem diretamente.

Sobre a citação é correto afirmar:
 
a) A relação de suserania e vassalagem serviu para preservar a situação inferior do servo.
b) A descentralização política fez com que os reis desaparecessem.
c) O rei tornou-se vassalo dos grandes barões, perdendo suas terras.
d) Retrata relações elitizadas, baseadas na fidelidade e em obrigações recíprocas.
e) Demonstra o poder da Igreja sobre o rei e a nobreza.

6. (PUC) Não pode ser considerado (a) como fator gerador do Renascimento Comercial ocorrido na Europa a partir do século XI:
 
a) A crise do modo de produção feudal, provocada pela superexploração da mão-de-obra através das relações servis de produção.

b) A disponibilidade de mão-de-obra provocada, entre outros fatores, pelo crescimento demográfico a partir do século X.

c) A predominância cultural e ideológica da Igreja, com a valorização da vida extraterrena, a condenação da usura e sua posição em relação ao "justo preço" das mercadorias.

d) A aquisição das "cartas de franquia", que fortalecia e libertava a nascente burguesia das obrigações tributárias para com os senhores feudais.

e) O movimento cruzadista que, retratando a estrutura mental e religiosa do homem medieval, se estendeu entre os séculos XI e XII.

7. (UFJF-MG) O islamismo, religião fundada por Maomé e de grande importância na Unidade árabe, tem como fundamento:
a) o monoteísmo, influência do cristianismo e do judaísmo, observado por Maomé entre povos que seguiam essas religiões.
b) o culto dos santos e profetas através de imagens e ídolos.
c) o politeísmo, isto é, a crença em muitos deuses, dos quais o principal é Alá.
d) o princípio da aceitação dos desígnios de Alá em vida e a negação de uma vida pós-morte.
e) a concepção do islamismo vinculado exclusivamente aos árabes, não podendo ser professado pelos povos inferiores.

8. (VUNESP) O islamismo, ideologia difundida a partir da Alta Idade Média, em que o poder político confunde-se com o poder religioso, era dotado de certa heterogeneidade, o que pode ser constatado na existência de seitas rivais como:

a) politeístas e monoteístas
b) sunitas e xiitas
c) cristãos e muezins
d) sunitas e cristãos
e) xiitas e politeístas

9. O movimento intelectual e cultural que caracterizou a transição da mentalidade medieval para a mentalidade moderna ficou conhecido como:
a) Renascimento 
b) Colonização
c) Descobrimento
d) humanização
e) Antropocentrismo 

10.
 “Os que aqui são pobres e miseráveis encontrarão lá alegria e abundância".
 (Papa Urbano II - 1093) 

Foi este tipo de discurso, feito pela Igreja, que referendou o objetivo oficial da organização de Cruzadas: conquistar os lugares sagrados do Cristianismo. 

Na verdade, porém, estas expedições militares atenderam, principalmente:

I - Ao interesse do Ocidente de dominar importantes cidades comerciais do Oriente, satisfazendo os apetites materiais da nobreza;
II - À necessidade de garantir terras aos nobres não primogênitos, pois grande quantidade deles levava uma vida quase miserável, em função das normas que regulavam o direito de herança;
III - Ao desejo de camponeses oprimidos pelas obrigações feudais, de conquistar terras e liberdade. 

Estão corretos os itens:

a) I e II;
b) II e III;
c) apenas I;
d) Todos;
e) Nenhum. 

11. "Quando Maomé fixou residência em Yatrib, teve início uma fase decisiva na vida do Profeta, em seu empenho de fazer triunfar a nova religião. A cidadania de Yatrib, que doravante seria chamada de Madina al-nabi (Medina, a cidade do Profeta), tornou-se a sede ativa de uma comunidade da qual Maomé era o chefe espiritual e temporal." 

 (Robert Mantran, Expansão muçulmana.) 

Essa mudança para Medina, que assinala o início da era muçulmana, ficou conhecida como, 

a) Xiismo. 
b) Sunismo.
c) Islamismo. 
d) Hégira. 
e) Copta. 

 12. (Vunesp) “Deus colocou o servo na Terra para trabalhar e obedecer.” 
Analise os compromissos, fortemente influenciados pela ação de uma instituição feudal, vinculando-os ao enunciado proposto.


13. Assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:

a)      () um resultado indireto e extremamente negativo provocado pelas Cruzadas foi a intolerância religiosa cada vez mais acentuada na Europa, especialmente com relação aos judeus.
b)      (  ) As Cruzadas foram definidas como expedições de caráter militar organizados pela burguesia européia para libertar Jerusalém das mãos dos “infiéis”.
c)      (  ) A Igreja defendia a participação dos fiéis na Guerra Santa, prometendo a eles recompensas divinas, como salvação da alma e a vida eterna.
d)      (    ) o movimento das Cruzadas contribuiu para o fortalecimento da aristocracia feudal e da disseminação do principio da tolerância religiosa.
e)      (    ) Com o advento das Cruzadas as mulheres começaram a ter uma grande participação política, além de, ingressarem cada vez mais cedo em cursos universitários, principalmente em cursos de Filosofia e Teologia.

14. Sobre a Guerra dos Cem Anos é correto afirmar que:

a)    Foi uma disputa pela região de Flandres.
b)    Foi uma disputa pelo domínio do mar Mediterrâneo.
c)    Foi uma disputa entre a Inglaterra e a Espanha pelo domínio das exportações de lãs para o Oriente.
d)    Foi uma disputa religiosa entre católicos e muçulmanos.
e)    N.d.a.
15. Complete as lacunas:

MONOFISMO – ICONOCLASTIA – CESAROPAPISMO

a)     _________________ preconizava a ideia de que Cristo possuía somente uma natureza, a divina, negando, portanto sua concepção física.
b)    __________________ denominação dada ao imperador que interferia constantemente nos assuntos da Igreja.
c)    __________________ movimento que defendia a destruição das imagens santificadas.

16. Assinale a alternativa que caracteriza o sistema feudal:

a)    Sociedade e economia ruralizadas.
b)    Relação de trabalho – servidão.
c)    Poder político descentralizado.
d)    Acentuado poder religioso e amplo poder da Igreja Católica.
e)     Todas as alternativas estão corretas.

17. Sobre a política feudal é correto afirmar que:

a)    O poder político era fragmentado em virtude da fragilidade do Estado  e da crescente influencia da Igreja e da nobreza sobre a população.
b)    O poder político estava nas mãos de um monarca escolhido pelo povo para controlar o poder da nobreza.
c)    A sociedade feudal era tinha princípios democráticos defendidos pela Igreja Católica, com a finalidade de ajudar os mais necessitados a fugir da grande desestrutura política da época.
d)    Todas as alternativas estão corretas.
e)    Apenas as alternativas A e C estão erradas.

18. Qual das alternativas NÃO diz respeito aos princípios religiosos do islamismo:

a)    Ablução.
b)    Peregrinação.
c)    Caridade.
d)    Oração.
e)    Adoração e respeito a imagens santas.

19.    Da Sociedade Feudal européia é correto afirmar que:

a)       Possuía uma estrutura social imóvel, não admitindo mobilidade entre as três camadas (guerreiros, sacerdotes e trabalhadores) que a estruturavam.
b)        Foi marcada pela expansão dos preceitos religiosos cristãos e pelo fortalecimento da Igreja no Ocidente.
c)       Foi marcada pelo total desaparecimento das cidades e conseqüente concentração da população nos feudos.
d)      A concentração do poder nas mãos dos senhores feudal descentralizou a estrutura de poder e inviabilizou o surgimento de reinados e monarquias.
e)       A auto-suficiência dos feudos foi à principal responsável pelo desaparecimento do comércio, existindo este apenas em escala local

.
20. (UEA/AM) “O homem está na terra para servir ao Senhor” é a formulação básica da ideologia feudal que orienta a cadeia de dependências característica do sistema. Assinale a alternativa que corresponde corretamente a essa formulação:
a) A coerção econômica e a violência eram os meios de subordinação do servo da gleba, pobre e fraco diante do senhor, que era, ao mesmo tempo, chefe militar e proprietário rural.
b) O servo da gleba era um arrendatário que devia pagamento ao senhor pela utilização da terra, em produtos in natura, porque a circulação da moeda era nula.
c) Embora pobre, o servo era um parceiro, pois ocupava a gleba e dividia a produção de sua parcela com o senhor.
d) Os camponeses estavam sujeitos à jurisdição do senhor, a quem deviam obrigações e rendas em espécie; este, por sua vez, devia serviços a outro senhor, numa escala de dependência pessoal, que caracterizava o sistema.
e) Enquanto a dependência entre vassalos e senhores era pessoal e juramentada diante da autoridade eclesiástica, a dependência do servo era econômica




GABARITO

1. B
2. B
3. D
4. C
5. D
6. C
7. A
8. B
9. A
10. D
11. D
12. A ideia, apregoada pela Igreja católica, de uma sociedade dividida em três categorias: os que oram, os que lutam e os que trabalham. Aos servos Deus teria deixado a tarefa de trabalhar para sustentar a todos e não questionar as regras vigentes naquela sociedade.
13. V. F. V. F. F.
14. A
15. MONOFISMO, CESAROPAPISMO e ICONOCLASTIA
16. E
17. A
18. E
19. B
20. D

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