Páginas

domingo, 19 de agosto de 2012

LISTA DE FILMES SOBRE ÁFRICA - 2ºs A,B e C



TEMA: CONFLITOS NA ÁFRICA ANALISADOS ATRAVÉS DE FILMES.


GRUPO : HOTEL RUANDA

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hotel_Ruanda
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,entenda-os-fatos-que-levaram-ao-genocidio-em-ruanda,296107,0.htm
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/paul-rusesabagina-heroi-ruanda-435635.shtml


GRUPO : DIAMANTE DE SANGUE

http://pt.wikipedia.org/wiki/Diamante_de_Sangue
http://www.noticiasdabota.com/2008/10/serra-leoa-os-diamantes-da-pobreza.html
http://focosdetensoesinternacionais.blogspot.com.br/2008/09/foco-48-os-conflitos-em-serra-leoa.html
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u2263.shtml


GRUPO : O ÚLTIMO REI DA ESCÓCIA

http://pt.wikipedia.org/wiki/O_%C3%9Altimo_Rei_da_Esc%C3%B3cia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Idi_Amin



Idi Amin Dada, Uganda
Responsável por até 500 mil mortes
Idi Amim foi o presidente de Uganda entre 1971 e 1979. Apesar de não saber ler nem escrever, ele comandou um brutal regime militar que lhe valeu o apelido de “Açougueiro da África”. Estimativas feitas pela ONG Anistia Internacional apontam que até 500 mil pessoas morreram durante o período por perseguições étnicas, políticas e religiosas.
Entre as suas excentricidades, acredita-se que ele comia os restos mortais de seus inimigos assassinados e que teria se oferecido como parceiro sexual da rainha britânica Elizabeth. Em 1971, ele e o presidente do Zaire Mobutu Sese Seko mudaram os nomes dos lagos Albert e Edward para Lago Mobutu Sese Seko e Lago Idi Amim Dada, respectivamente. Em 1978, ele se proclamou presidente vitalício de Uganda, mas seu regime ruiu após a guerra com a Tanzânia. Ele morreu em 2003, exilado na Arábia Saudita. Idi Amim foi retratado no cinema no filme O Último Rei da Escócia (2006).


GRUPO: MANDELA: LUTA PELA LIBERDADE




GRUPO: OS GRITOS DO SILÊNCIO



GRUPO: REDENÇÃO



GRUPO: AMOR SEM FRONTEIRAS

As cenas iniciais, rodadas na Etiópia (África), foram as que mais causaram impacto nos alunos. Miséria, fome, doenças, desnutrição, falta de alimentos e de água potável etc ... Realmente, as cenas impressionam.
Imagem capturada na Internet
A discussão vai continuar nas próximas aulas, até porque, o assunto atual é o continente africano, mas não devemos esquecer que o continente não se resume em tribos, fome, miséria, entre outros aspectos bastante expostos nas mídias.
Inclusive, eu mesma comentei a respeito de uma gafe que o nosso Presidente da República cometeu, quando em viagem ao continente, mas especificamente, para a África do Sul, pais africano mais industrializado, declarou-se surpreso com a cidade, ou seja, ele imaginava todo o continente como uma imensa área com tribos espalhadas.

O mesmo pode-se afirmar sobre o Camboja, onde o filme mostra as áreas montanhosas, rurais e pessoas amputadas, vítimas de minas terrestres.
O terceiro cenário é a região da Chechênia: região marcada por conflitos étnicos e separatistas entre os russos e chechenos.
A Chechênia, apesar de declarado a sua independência da Rússia, em 1991, o Governo russo não reconheceu e, desde 1994, este vem combatento os "chechenos rebeldes" ou "terroristas", como os russos denominam os chechenos.
Recomendo este filme numa proposta de abordagem dos lugares-cenários da história. Ademais, pode-se explorar a ações humanitárias (voluntários ou não) e o papel das ONGs (Oganizações Não Governamentais) em áreas de conflitos internos (étnicos, guerras etc) e/ou de extrema pobreza.

Sob este contexto, a ação da atriz protagonista do filme, em questão, Angelina Jolie também merece destaque, uma vez que é de conhecimento de muitos, a sua dedicação a causas humanitárias, principalmente, na África, bem como em outros países da Ásia.

Atualmente, Angelina Jolie atua como embaixatriz de boa vontade para a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Ela e seu marido, Brad Pitt, tem seis filhos, sendo três adotados (Madox do Camboja, que foi adotado durante as filmagens do Amor sem Fronteiras, Zahara da Etiópia e Pax Thien do Vietnã). Leiam mais sobre as suas atividades AQUI .


Nenhum comentário:

Postar um comentário