Páginas

sábado, 16 de março de 2013

UNIDADE 2: Sociedades Agrárias




EJA I -  turma “A”        2013
HISTÓRIA
PROFª MARCELA
MESOPOTÂMIA


- “Terra entre rios”, esse nome foi dado pelos antigos gregos, pois o território estava situado entre os rios Tigre e Eufrates.
- Havia dois grupos sociais: LIVRES – havia artesão, os criadores de gado, os escribas, os camponeses, e as pessoas mais ricas que formavam a aristocracia. ESCRAVOS – eram os prisioneiros de guerra ou pessoas livres que haviam se vendido ou vendido membros da familia para mercadores de escravos.
- Religião: eram politeístas, ou seja, cultuavam vários deuses; os templos representavam a moradia dos deuses na Terra. Normalmente eram construídos sobre uma torre de escadas chamada de zigurates(“prédio alto”).
- Escrita: mais antigo registro 4000 a.C. escrita cuneiforme – eram sinais que representavam um som ou uma ideia. Cada sinal gravado na argila úmida com a ponta de um estilete de vime, tinha a forma de cunha. A escrita cuneiforme evoluiu lentamente, inicialmente com a escrita pictográfica: objetos, animais e pessoas eram representados por meio de desenhos. Com o tempo, na escrita ideográfica, os desenhos se tornaram mais abstratos e passaram a representar também açoes e sentimentos.
- Astronomia: para eles, os astros celestes eram sinais da vontade e do aviso dos deuses. Os estudos dos astros feitos por esses povos se desenvolveram paralelamente com a agricultura, pois, para planejar a semeadura e a colheita, por exemplo, era necessario um calendário preciso.
Os povos que formaram a Mesopotâmia:
- Suméria – o berço das cidades: habitavam o sul da Mesopotâmia, uma região favorecida pelas enchentes periódicas dos rios Tigre e Eufrates.
- Babilônia- a capital de um grande império: seu maior desenvolvimento ocorreu durante o governo de Hamurábi (1792-1750 a.C.) , em seu reinado houve duas grandes realizações: o desenvolvimento da agricultura favorecido pela construção e conservação de grandes reservatórios de água e canais de irrigação e a elaboração do Código de Hamurábi.
- Assírios - um povo militarista: império guerreiro e conquistador. Os carros de combate e a cavalaria eram elementos ofensivos do exército assírio. A ação do exército assírio ficou marcada pela violência com que tratavam os vencidos. A enorme extensão do império tornou-se um problema para os reis assírios. No final do século VII a.C. , as cidades assírias foram conquistadas pelos babilônios.

EGITO




- Graças às águas do Nilo e ao trabalho humano, criou-se uma extensa faixa de terra habitável e cultivada..
- As cheias do Rio Nilo organizavam a vida agrícola. Organizar e distribuir a produção agrícola, controlar a ordem pública e supervisionar toda e qualquer atividade eram tarefas realizadas por funcionários do Estado. Todos eles estavam subordinados ao faraó.
-A parte sul era chamada de Alto Egito e a parte norte era conhecida como Baixo Egito.
- A sociedade no Egito: FARAÓ – o título de faraó era hereditário. O povo o considerava filho do deus Sol e o adorava como a um deus. Em geral tinha muitas esposas e escolhia uma dentre elas para ser a esposa oficial. O faraó comandava o exército e a administração de todo o Egito.
- Os colaboradores do faraó: vizir: uma espécie de primeiro ministro do faraó, era o mais importante funcionário do Estado. Os sacerdotes estavam encarregados de administrar os templos e todos os serviços religiosos. Os escribas se destacavam por que sabiam ler e escrever. Eles registravam os impostos arrecadados.
- A maior parte da população do Egito era constituída de camponeses. Eles cultivavam as terras do faraó, dos sacerdotes e dos altos funcionários.   
- religião: os egípcios eram politeístas, o0 deus principal era o Rá, deus do Sol.
- Escrita: A primeira forma de escrita no Egito foi o hieróglifo- representavam ideias e sons. A escrita hierática era uma escrita hieróglifa simplificada, usada para escrever textos com um pincel em madeira ou em tiras de papiro. A escrita demótica, ou popular, era uma escrita mais simples, que servia também para escrever cartas e fazer contas. Saber ler e escrever no Egito antigo era indispensável ao indivíduo que quisesse seguir uma carreira de funcionário do faraó.

FENÍCIOS


- Os fenícios ocupavam uma estreita faixa de terra situada entre o litoral do Mar Mediterrâneo e as montanhas do atual Líbano. As altas montanhas  impediam os fenícios de adentrar o continente e, por isso, eles voltaram seus esforços para o mar..
- Não existiu um reino unificado, nem um império, mas um grupo de cidades-Estado independentes que rivalizavam entre si e lutavam contra vizinhos poderosos, como os hititas, os egípcios, os assírios e os babilônios.
- Foram grandes artesãos: produziam tecidos, joias, perfumes, vidro, cerâmica decorada, armas, objetos de marfim.
- Desenvolveram conhecimentos relacionados à navegação, tornando-se os grandes navegadores do mundo antigo. Os fenícios eram temidos pelos gregos, por suas atividades de pirataria.
- O comércio possibilitou aos fenícios entrar em contato com povos do Oriente e do Ocidente.
- Adaptaram experiências de outros povos e superaram a escrita cuneiforme e os hieróglifos, criaram um alfabeto de apenas 22 letras, cada caractere representava o som de uma consoante.
- Religião – eram politeístas, cada deus representava um interesse ou uma necessidade humana, como a agricultura, a guerra, a lua, as artes etc. cada cidade fenícia tinha seus próprios deuses.

HEBREUS


- O conhecimento que temos do povo hebreu é parte de uma tradição religiosa e cultural que se encontra na Bíblia.
- As mais antigas referências datam do século X a.C.
- segundo a Bíblia, Abraão era um pastor nômade da Mesopotâmia. O Deus de Abraão lhe ordenou que partisse dali com seu grupo para uma terra com mais pastagens para o rebanho. Abraão e sua tripo partiram apara a Palestina, chamada de Canaã, em busca da Terra Prometida.
                Estabelecidos na nova terra, os hebreus continuaram como pastores nômades, organizados em grupos familiares que receberam o nome de patriarcas.
 - segundo a Bíblia, um período de seca prolongado obrigou Israel e seus descendentes a emigrar para o Egito, onde foram escravizados pelos egípcios.
- 1250 a.C., surgiu a figura de Moisés, filho de hebreus criado pela filha do faraó. Moisés libertou seu povo do cativeiro egípcio e o conduziu de volta para a Terra Prometida. Durante a viagem, Moisés recebeu de Deus, no Monte Sinais, os Dez Mandamentos, código de leis do povo hebreu.
 











Fontes de pesquisa: Projeto Araribá: história. Editora Moderna;editora responsável Maria Raquel Apolinário 2ª Ed. São Paulo: Moderna, 2007.
 http://www.sohistoria.com.br/ef2/hebreus/p2.php



EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

1.      Qual o significado da palavra Mesopotâmia?
2.      Como foi chamada a primeira escrita mesopotâmica?
3.      Como foi chamado o primeiro conjunto de leis do Império Babilônico?
5.      Como era chamada a parte sul e a parte norte do Antigo Egito?
6.      Descreva as atribuições dadas ao faraó.
7.      Quem eram os colaboradores do faraó?
8.      Qual era a função dos camponeses no antigo Egito?
9.      Qual era o principal deus egípcio? 
10.  Quais foram os três tipos de escritas desenvolvidas na Antigo Egito?
11.  Qual foi o território ocupado pelos fenícios?
12.  Por que os fenícios desenvolveram praticas de navegação?
13.  Por que os fenícios eram temidos pelos gregos?
14.  Como obtivemos conhecimentos sobre o povo hebreu?
15.  Por que os hebreus emigraram para o Egito?
16.  Onde Moisés recebeu os Dez Mandamentos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário