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segunda-feira, 5 de maio de 2014

6º ano - Mesopotâmia

Oficina de História                                                  Mesopotâmia
HAVIA ESCRAVOS NA MESOPOTÂMIA?

      A existência e importância dos escravos na mesopotâmia, como também no Egito, geram polêmica entre os estudiosos. Sobre esse tema, o historiador Ciro Flamarion S. Cardoso escreveu:
     No Egito e na Mesopotâmia houve escravos, mas por um lado, nunca constituíram a base das relações de produção e, por outro, diferenciavam bastante daqueles do período greco-romano clássico: podiam casar-se com pessoas livres, ter bens, pagar impostos, testemunhar nos tribunais etc. De fato, as diferenças são tão grandes que certos autores (...) contestam que fossem verdadeiros escravos.
Ciro Flamarion S. Cardoso. Sociedade  do Antigo Oriente Próximo. São Paulo, Ártica, 1990.

De acordo com as informações do texto acima responda:
1. Por que o fato da existência de escravos na Mesopotâmia gera polêmicas entre os historiadores?
2. Segundo Ciro Flamarion S. Cardoso, como viviam os escravos na Mesopotâmia?
3. De qual obra foi retirado o trecho citado por Ciro Flamarion S. Cardoso?

E, APÓS A MORTE?

     Os mesopotâmicos se faziam muitas perguntas sobre a origem da humanidade e sua relação com a natureza. A mitologia e a religião mesopotâmicas procuraram explicações para essas questões.
     Eles acreditavam, por exemplo, que, depois da morte, o espírito das pessoas ia para um mundo inferior ou “lugar sem retorno”. A religião não contava histórias muito animadoras sobre esse mundo, que era descrito como um lugar escuro, sujo e miserável.
     Assim, as pessoas não tinham a possibilidade de uma vida melhor após a morte. Por isso homens e mulheres deveriam aproveitar o máximo sua existência na Terra.

Responda:
1.   Quais explicações eram dadas, sobre a vida após a morte, aos mesopotâmicos?
2.   Descreva esse “lugar sem retorno”.
3.  Que conselho era dado aos mesopotâmicos, para ter um vida melhor?
4.  Vocês concordam com as descrições, dadas pela mitologia e religião mesopotâmica, sobre o mundo após a morte. Explique.

Releia os textos a seguir:
Art. 121. Matar alguém:
Pena – reclusão, de 6 (seis) a 20 (vinte) anos.
(Código Penal. 38. ed. São Paulo, Saraiva, 2000, p.77)

  Se um homem roubar um boi, uma ovelha, um asno, um porco ou um barco, e se esses bens pertencessem a um templo ou a um palácio, o ladrão terá que devolver trinta vezes o valor roubado (...)
                                                                         (Art. 8, Código de Hamurábi)
Esses textos são normas feitas para organizar a vida das pessoas em sociedades diferentes no tempo (nossa sociedade, século XXI; sociedade mesopotâmica, século XVIII a.C.):

1. Compare os textos, mostrando as semelhanças e diferenças entre eles.
2.  Com base nesses textos, elabore, junto com alguns colegas, algumas normas que possam ajudar a organizar a vida de sua turma em sala de aula.


Utilizando-se de nossos estudos em sala de aula, forme uma frase utilizando as seguintes palavras: MESOPOTÂMIA, ESCRITA CUNEIFORME, ASSÍRIOS, BABILÔNIOS, SUMÉRIOS, POLITEÍSTAS, RIOS TIGRE E EUFRATES, IRAQUE.


OS TEMÍVEIS ASSÍRIOS
Um dos povos mais temidos durante a Antiguidade Oriental foram os assírios. Fixados na região norte da Mesopotâmia, às margens do Rio Tigre, os assírios tiveram como primeira capital do reino a cidade de Assur, que homenageava a principal divindade por eles cultuada. A fama de extrema crueldade que acompanha os assírios é decorrente das práticas que infligiam aos povos conquistados.
     Com o domínio de técnicas de utilização de minerais como o cobre e o ferro, os assírios puderam criar armas mais resistentes que as de seus inimigos, o que fortaleceu o grande exército que foi se formando ao longo dos séculos. Sobre esta base se ergueu um forte Estado militarizado, que aplicava aos povos conquistados a escravidão, e em vários casos, o esfolamento vivo em pedras, o corte de vários membros do corpo, torturas e deportação em massa das populações conquistadas.
     O exército organizado e formado por arqueiros e lanceiros, além de carros de guerra e cavalos, conseguiu expandir o Império durante os séculos IX e VII a.C. da Ásia Menor (atual Turquia) até o golfo Pérsico, e no sentido oeste até à Palestina e Egito.
     A sociedade era dominada pelos sacerdotes e militares que se apoiavam no trabalho realizado pelos camponeses, cobrando pesados impostos na forma de cereais, metais, gados e prestação de serviços gratuitos. Com as conquistas de outros povos e a escravização decorrente da conquista, mais pessoas passaram a trabalhar para as obras do Estado.
Fonte do texto: http://www.escolakids.com/os-temiveis-assirios.htm
Após a leitura do texto, responda:
1. Por qual motivo os assírios eram temidos pelos povos da Antiguidade Oriental?
2. Como eram tratados os povos dominados pelos assírios?
3.  Por que a capital dos assírios recebeu o nome de Assur?
4. Quais estratégias militares eram utilizadas pelos assírios em combate?
5. Como estava organizada a sociedade assíria? Quem dominava? Qual a função dos camponeses? E os escravos?

Observe o mapa e faça o que se pede:


1.   Pinte de vermelho o Rio Tigre e de azul o Rio Eufrates.
2.  Quais países, atualmente, compunham o território da Mesopotâmia?

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