Oficina
de História Mesopotâmia
HAVIA ESCRAVOS NA MESOPOTÂMIA?
A existência e importância dos escravos
na mesopotâmia, como também no Egito, geram polêmica entre os estudiosos.
Sobre esse tema, o historiador Ciro Flamarion S. Cardoso escreveu:
No Egito e
na Mesopotâmia houve escravos, mas por um lado, nunca constituíram a base das
relações de produção e, por outro, diferenciavam bastante daqueles do período
greco-romano clássico: podiam casar-se com pessoas livres, ter bens, pagar
impostos, testemunhar nos tribunais etc. De fato, as diferenças são tão
grandes que certos autores (...) contestam que fossem verdadeiros escravos.
Ciro Flamarion S. Cardoso. Sociedade do Antigo Oriente Próximo. São Paulo, Ártica, 1990.
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De acordo com as informações
do texto acima responda:
1. Por que o fato da existência de escravos na
Mesopotâmia gera polêmicas entre os historiadores?
2. Segundo Ciro Flamarion S. Cardoso, como
viviam os escravos na Mesopotâmia?
3. De qual obra foi retirado o trecho citado
por Ciro Flamarion S. Cardoso?
E, APÓS A MORTE?
Os mesopotâmicos se faziam muitas
perguntas sobre a origem da humanidade e sua relação com a natureza. A
mitologia e a religião mesopotâmicas procuraram explicações para essas
questões.
Eles acreditavam, por exemplo, que,
depois da morte, o espírito das pessoas ia para um mundo inferior ou “lugar
sem retorno”. A religião não contava histórias muito animadoras sobre esse
mundo, que era descrito como um lugar escuro, sujo e miserável.
Assim, as pessoas não tinham a
possibilidade de uma vida melhor após a morte. Por isso homens e mulheres
deveriam aproveitar o máximo sua existência na Terra.
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Responda:
1. Quais explicações eram dadas, sobre a vida
após a morte, aos mesopotâmicos?
2. Descreva esse “lugar sem retorno”.
3. Que conselho era dado aos mesopotâmicos,
para ter um vida melhor?
4. Vocês concordam com as descrições, dadas
pela mitologia e religião mesopotâmica, sobre o mundo após a morte. Explique.
Releia
os textos a seguir:
Art. 121.
Matar alguém:
Pena –
reclusão, de 6 (seis) a 20 (vinte) anos.
(Código Penal. 38.
ed. São Paulo, Saraiva, 2000, p.77)
Se um homem roubar um boi, uma ovelha, um
asno, um porco ou um barco, e se esses bens pertencessem a um templo ou a um
palácio, o ladrão terá que devolver trinta vezes o valor roubado (...)
(Art. 8, Código de Hamurábi)
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Esses textos são normas
feitas para organizar a vida das pessoas em sociedades diferentes no tempo
(nossa sociedade, século XXI; sociedade mesopotâmica, século XVIII a.C.):
1. Compare os textos, mostrando as semelhanças
e diferenças entre eles.
2. Com base nesses textos, elabore, junto com
alguns colegas, algumas normas que possam ajudar a organizar a vida de sua
turma em sala de aula.
Utilizando-se de nossos
estudos em sala de aula, forme uma frase utilizando as seguintes palavras:
MESOPOTÂMIA, ESCRITA CUNEIFORME, ASSÍRIOS, BABILÔNIOS, SUMÉRIOS, POLITEÍSTAS,
RIOS TIGRE E EUFRATES, IRAQUE.
OS TEMÍVEIS ASSÍRIOS
Um
dos povos mais temidos durante a Antiguidade Oriental foram os assírios.
Fixados na região norte da Mesopotâmia,
às margens do Rio Tigre, os assírios tiveram como primeira capital do reino a
cidade de Assur,
que homenageava a principal divindade por eles cultuada. A fama de extrema crueldade que acompanha os assírios é decorrente das
práticas que infligiam aos povos conquistados.
Com o domínio de técnicas de utilização
de minerais como o cobre e o ferro, os assírios puderam criar armas mais
resistentes que as de seus inimigos, o que fortaleceu o grande exército que
foi se formando ao longo dos séculos. Sobre esta base se ergueu um forte Estado militarizado, que aplicava
aos povos conquistados a escravidão,
e em vários casos, o esfolamento vivo em pedras, o corte de vários membros do
corpo, torturas e deportação em massa das populações conquistadas.
O exército organizado e formado por
arqueiros e lanceiros, além de carros de guerra e cavalos, conseguiu expandir
o Império durante os séculos IX e VII a.C. da Ásia Menor (atual Turquia) até
o golfo Pérsico, e no sentido oeste até à Palestina e Egito.
A sociedade era dominada pelos sacerdotes e militares que se apoiavam no trabalho realizado pelos
camponeses, cobrando pesados impostos na forma de cereais, metais, gados e
prestação de serviços gratuitos. Com as conquistas de outros povos e a
escravização decorrente da conquista, mais pessoas passaram a trabalhar para
as obras do Estado.
Fonte do texto:
http://www.escolakids.com/os-temiveis-assirios.htm
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Após a leitura do texto,
responda:
1. Por qual motivo os assírios eram temidos
pelos povos da Antiguidade Oriental?
2. Como
eram tratados os povos dominados pelos assírios?
3. Por
que a capital dos assírios recebeu o nome de Assur?
4. Quais
estratégias militares eram utilizadas pelos assírios em combate?
5. Como estava organizada a sociedade assíria?
Quem dominava? Qual a função dos camponeses? E os escravos?
Observe o mapa e faça o que
se pede:
1. Pinte de vermelho o Rio Tigre e de azul o
Rio Eufrates.
2. Quais países, atualmente, compunham o
território da Mesopotâmia?
ÓTIMA ATIVIDADE, IREI TRABALHAR COM MEUS ALUNOS.
ResponderExcluirMe passa as respostas .?
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÓtimo para meus alunos, vou usa. Obrigada
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