TRABALHO DE HISTÓRIA
Análise e compreensão
de reportagens
NOME:_______________ Nº:____ ANO/TURMA:__
TEXTO 1:
Muralha da China corre o risco de desaparecer
|
A Grande Muralha da China está
desaparecendo em decorrência dos projetos de construção realizados em sua
proximidade, do turismo e da erosão. A informação foi divulgada na semana
passada pelas autoridades chinesas. Segundo os dados oficiais, dos cerca de 7
mil quilômetros originais, pouco mais de um terço permanece intacto.
Em 1987, a Organização das Nações Unidas (ONU) classificou o monumento como Patrimônio Histórico Mundial, protegendo-o contra os projetos de construção civil permitidos pelas leis chinesas. Mesmo assim, a integridade da Grande Muralha permanece ameaçada. De acordo com agência de notícias Xinhua, agricultores continuam a roubar tijolos do muro para cercar jardins e construir chiqueiros. Além disso, os cerca de dez milhões de turistas visitam o monumento anualmente colaboram para a sua destruição, ao levar pedaços do muro como "lembrança" para casa.
A Grande Muralha foi erguida no século III a.C. a fim de proteger a China dos ataques bárbaros. Mais tarde, durante a dinastia Ming (1368-1644), a muralha foi ampliada, com a construção de grande parte dos parapeitos e do muro de pedra que se estende por montanhas e planícies do norte do país.
No ano passado, o monumento foi incluído como um dos 100 monumentos ameaçados de destruição na lista da organização não-governamental World Monuments Funds. A ONG, com sede em Nova York, informa que "áreas menos protegidas distantes da capital chinesa, conhecidas como a Muralha Selvagem, estão sob pressão crescente do turismo descontrolado e do desenvolvimento comercial."
Em 1987, a Organização das Nações Unidas (ONU) classificou o monumento como Patrimônio Histórico Mundial, protegendo-o contra os projetos de construção civil permitidos pelas leis chinesas. Mesmo assim, a integridade da Grande Muralha permanece ameaçada. De acordo com agência de notícias Xinhua, agricultores continuam a roubar tijolos do muro para cercar jardins e construir chiqueiros. Além disso, os cerca de dez milhões de turistas visitam o monumento anualmente colaboram para a sua destruição, ao levar pedaços do muro como "lembrança" para casa.
A Grande Muralha foi erguida no século III a.C. a fim de proteger a China dos ataques bárbaros. Mais tarde, durante a dinastia Ming (1368-1644), a muralha foi ampliada, com a construção de grande parte dos parapeitos e do muro de pedra que se estende por montanhas e planícies do norte do país.
No ano passado, o monumento foi incluído como um dos 100 monumentos ameaçados de destruição na lista da organização não-governamental World Monuments Funds. A ONG, com sede em Nova York, informa que "áreas menos protegidas distantes da capital chinesa, conhecidas como a Muralha Selvagem, estão sob pressão crescente do turismo descontrolado e do desenvolvimento comercial."
Patrimônio Mundial da Humanidade, é um local (como uma floresta, montanha, lago, ilha, deserto,
monumento, construção, complexo ou cidade) definido pela UNESCO, uma agência das Nações
Unidas (ONU), como de importância cultural ou física especial para o mundo. A lista é mantida pelo Programa do Patrimônio Mundial, que é
administrado pelo Comitê do Patrimônio Mundial, composto por 21 países-membros eleitos. (WIKIPÉDIA)
|
TEXTO
2:
LUGARES FAMOSOS
NA CHINA
|
||||||
|
|
|
||||
QUESTÕES
1. O
que levou o governo chinês a construir a muralha no século III a.C.?
2. A
que é atribuída a degradação da Grande Muralha?
3. A
ONU classificou em 1987, a Muralha da China, como Patrimônio Histórico Mundial.
Por que a ONU tomou essa atitude?
4. O
que é um Patrimônio Mundial da Humanidade?
5. A
muralha se estende por mais de 7 mil quilômetros e atravessa diversas
paisagens. Encontre no texto o trecho que justifica essa afirmativa.
6. Por
que esse monumento foi incluído como um dos 100 monumentos ameaçados de
destruição? Aponte as causas.
7. Ambos
os textos trazem a justificativa do que levou o governo chinês a construir a
muralha. Porém os textos apresentam informações divergentes sobre os motivos.
Quais são essas divergências?
Legal essa atividade...
ResponderExcluircader a resposta
ResponderExcluirótimo!!! esta tudo bem claro no texto
ResponderExcluir