REDE
MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO GABRIEL DO OESTE - MS
PROJETO:
CONQUISTANDO
COM MEU ESFORÇO
MARCELA
MARANGON RIBEIRO
VALÉRIA
CARVALHO DE OLIVEIRA
SÔNIA
MARIA VIDO DE ALENCAR
BENTO
JOSÉ DUARTE
SÃO
GABRIEL DO OESTE – MS
2014
IDENTIFICAÇÃO
Nome do Projeto: CONQUISTANDO
COM MEU ESFORÇO
Responsável
pelo Projeto:
Nome: Marcela Marangon Ribeiro
E-mail: profmarcelaribeiro@yahoo.com.br
Executores
do projeto:
Marcela Marangon Ribeiro
Bento José Duarte
Sônia Maria dos Santos Vido de Alencar
Valéria Carvalho de Oliveira
PÚBLICO
ALVO:
Alunos
do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de
Ensino de São Gabriel do Oeste – MS envolvidos nas disciplinas de História.
INTRODUÇÃO
Melhorar a qualidade do ensino nas
aulas de História vem sendo um grande
desafio em sala de aula, com alunos cada vez mais ligados no presente e conectados
ao mundo tecnológico. Por isso, faz-se necessário uma reformulação nos
paradigmas, que sempre estiveram ligados
ao tradicionalismo, do ensino de História.
O desinteresse dos alunos nesta
disciplina está amplamente ligado a esse tradicionalismo. Uma das maneiras
pensadas para reverter parte disto, está em se trabalhar com projeto nas aulas.
O projeto que se segue, busca
exatamente, propor um estímulo para que os alunos se sintam parte deste
processo de ensino-aprendizagem.
Tendo em vista que os nossos alunos
são elaborados socialmente pela ótica capitalista do fazer e receber, estimular
essa troca de forma positiva será um mecanismo para despertar o gosto pelo
saber e principalmente demonstrar que com conhecimento é possível adquirir
nossos desejos a simples noção de produzir saber e relacionar essa produção com
a aquisição gera no estudante a vontade de crescer para ser inserido no meio
social por méritos próprios.
Essa elevação social por méritos
provocará em nossos alunos uma valorização da estima que poderá acarretar
melhor desempenho acadêmico e consequentemente de cidadania tendo em vista que
a maior parcela de nossos alunos apresenta déficits de limites e distorção de
série. Inserindo o aluno de forma atraente no processo de ensino aprendizagem
poderá gerar um despertar para a aceitação de limites e de responsabilidade com
o aprendizado, pois os mesmos perceberam sentido em fazer algo que de imediato
vai lhe ofertar prazer e aprendizado.
OBJETIVOS:
- Objetivo específico:
·
Estimular os alunos a participarem com mais
interesse das aulas de História.
- Objetivos gerais:
·
Integrar o aluno no processo de ensino aprendizagem.
·
Estimular de forma criativa a participação
dos alunos.
·
Desenvolver um sentimento de responsabilidade
nos alunos.
·
Ampliar o interesse dos alunos nas aulas de
História e Ensino Religioso.
·
Promover um momento de diversão nos alunos
nas aulas marcadas para “compra” e “venda” dos doces.
·
Desenvolver o senso de valor e aquisição.
·
Despertar a noção de cidadania e
responsabilidade social.
·
Possibilitar o respeito às diferentes
posturas e produções.
·
Mostrar para os alunos que estudar História
pode ser muito prazeroso e divertido.
PROBLEMA:
A dificuldade em dialogar com os
alunos das séries finais do Ensino Fundamental, o contato com vários professores
e várias disciplinas de áreas específicas, trouxe à tona a necessidade de se
pensar um projeto que além de estimular, fizesse com que os alunos tivessem uma
visão diferente das aulas de História.
Por
isso, a questão chave deste projeto está na busca de responder o seguinte
questionamento: Como melhorar o rendimento dos alunos nas atividades de História?
JUSTIFICATIVA:
Atrair
a atenção dos alunos pela disciplina de História, nunca foi uma das tarefas
mais fáceis a se desenvolver. Pensando em reverter essa situação e melhorar a
qualidade do ensino em sala de aula este projeto foi criado. O uso de objetos e
premiações, desperta o interesse dos alunos e torna a aula mais prazerosa.
METODOLOGIA:
O
projeto ocorrerá em duas etapas, serão elas:
1) Coleta:
Todas
as atividades realizadas em sala de aula, questionários, cópia de textos,
trabalhos e provas irão valer “moedas de papel” que os alunos deverão acumular
ao longo do bimestre para depois poderem trocar por doces.
Quanto
aos valores, a divisão será a seguinte:
-
vistos nas atividades do caderno: podem variar de R$ 0,10 até R$ 0,25.
-
Trabalhos e provas dependerão da nota atingida pelos alunos. Veja a tabela
abaixo:
NOTA
|
VALOR
|
Zero
|
0,00
|
1
a 3
|
0,10
|
4
a 5
|
0,25
|
6
a 7
|
0,50
|
8
a 9
|
0,75
|
Dez
|
1,00
|
O
aluno ficará totalmente responsável por cuidar de suas moedas, pois os mesmos
não serão ressarcidos em caso de perda.
2) Ao
final do bimestre será realizada a feirinha dos doces, durante uma aula da
disciplina, uma mesa grande será formada na sala de aula, onde serão expostos
os doces com os devidos preços dos produtos. Os alunos poderão escolher o que
comprar.
3) Após
a realização de cada feirinha os alunos deverão fazer um breve relatório onde
irão expor suas conclusões sobre o projeto. Por exemplo, se acham que o
desenvolvimento desse projeto melhorou seu rendimento e participação nas aulas;
por que eles acham que o projeto deve continuar?; Deve-se mudar algo no projeto?
Esses
relatórios nos orientarão a aperfeiçoar e melhorar cada vez mais o projeto.
CRONOGRAMA:
ATIVIDADES
|
FEVEREIRO
|
MARÇO
|
ABRIL
|
Organização
do projeto
|
x
|
X
|
|
Levantamento
de preços
|
X
|
||
Realização
das atividades, provas e trabalhos.
|
x
|
x
|
X
|
Execução
do projeto
|
X
|
||
RECURSOS
- Doces
- Guardanapos de papel
- Sacolas
plásticas pequenas
- Calculadora
- TNT
para forrar a mesa dos doces e a mesa do caixa.
- Cartazes
com os “preços” de cada produto
TABELA
PARA ORÇAMENTO DOS PRODUTOS
EMPRESA:_______________________________________
RESPONSÁVEL
PELO ORÇAMENTO:______________________
Nº
itens
|
Descrição
do produto
|
Quantidade
|
Valor
unitário
|
Total
em R$
|
ü
|
Item 1
|
|||||
Item 2
|
|||||
Item 3
|
|||||
Item 4
|
|||||
Item 5
|
|||||
Item 6
|
|||||
Item 7
|
TOTAL GERAL:____________
ARRECADAÇÃO
DE VALORES:
O dinheiro para a compra dos
doces será doado pelos professores executores do projeto, pela direção das
unidades escolares onde este projeto será executado e pela doação feita por
empresas e vereadores que simpatizarem com a ideia deste projeto.
Vale ressaltar que a
colaboração poderá ser realizada através da doação de doces e não apenas em
dinheiro.
TABELA
PARA CONTROLE DE ENTRADAS E SAÍDAS DE DESPESAS
COLABORADOR
|
DOAÇÃO
|
VALOR TOTAL ARRECADADO:
|
MOVIMENTO
DO CAIXA:
DATA
|
ENTRADA (R$)
|
SAÍDA (R$)
|
MODELOS
DAS MOEDAS:
BAIXE AS CARTELAS COM TODAS AS MOEDAS PARA FAZER CÓPIAS NO LINK ABAIXO:
Obrigada pela dica Szabo, acessei e adorei.
ResponderExcluir