Páginas

quinta-feira, 17 de julho de 2014

PESQUISA 7 ANO - ESPECIARIAS

Leia o texto abaixa com atenção e responda ao que se pede.

As especiarias hoje

    No século XX, o consumo de especiarias voltou a crescer, popularizando-se o uso desses temperos nas cozinhas de todo o mundo. Apesar do aumenta da procura os preços caíram muito, pois a produção delas também cresceu. Além disso, a difusão do plantio em vários países tropicais tornou-as menos raras e exóticas. Hoje em dia, em todo o mundo podem-se comprar quase todas as especiarias com certa facilidade. Apenas algumas, como açafrão, continuam muito caras.
    No Brasil, especiarias como pimenta, canela e cravo são muito usadas na cozinha. A comida baiana, com forte influência da africana, é conhecida por empregar altas doses de pimenta e de gengibre. A adoção, do Brasil, da culinária traz\ida pelos imigrantes popularizou no país o uso de várias outras especiarias, como o orégano, sálvia, o alecrim e majerona (cozinha italiana), o gengibre (cozinha árabe), o açafrão e caril (cozinha indiana), a páprica e a noz-moscada (cozinha alemã). Devido à valorização e difusão da homeopatia e da medicina nas ultimas décadas, voltou a crescer muito, em todo o mundo, o uso de especiarias com fins medicinais. Elas são utilizadas principalmente na composição de formulas, produzidas por farmácias de manipulação, e no preparo nos chás medicinais. O acelerado processo de industrialização, por sua vez, deu origem a um novo e surpreendente uso para as especiarias. Atualmente, elas entram na composição de uma grande quantidade de produtor industrializados, consumidos em nosso dia a dia, como balas, chicletes, doces, pasta de dente, xaropes, pastilhas, pomadas, cremes, cosméticos, bebidas, salames e corantes!Quanto mais passa o tempo, mais parece crescer o poder desses produtos mágicos que, hoje como há milênios, continuam a surpreender e encantar a humanidade.

AMADO, Janaína; FIGUEIREDO, Luiz Carlos. A magia das especiarias e a expansão marítima. 3.ed.São Paulo: Atual,1999. p 30(Nas ondas da História). 

Pimenta-malagueta, originária da costa ocidental da África, área que, por isso, ficou conhecida como "Costa da malagueta".



QUESTÕES

1. Atualmente, as especiarias são muito procuradas no mundo todo. Apesar disso, seu preço caiu. Como o texto explica isso?

2. Como vimos, a pimenta-malagueta, tão usada na cozinha brasileira, veio da África. Pesquise alguns tipos de pimenta usados no Brasil e as comidas brasileiras que essas pimentas são utilizadas.

3. Além de temperar os alimentos, as especiarias hoje são usadas para outros fins. Quais são eles? Dê exemplos.


fonte da atividade Boulos Junior, Alfredo. História: sociedade e cidadania, 7º ano - São Paulo: FTD, 2009


VIMOS NO TEXTO: AS ESPECIARIAS HOJE, AS UTILIDADES E IMPORTÂNCIAS DAS ESPECIARIAS NO SÉCULO XX E PODEMOS AFIRMAR AS MESMAS UTILIDADES TAMBÉM NO SÉCULO XXI.. 

PESQUISEM AGORA A UTILIDADE E IMPORTÂNCIA DESSAS ESPECIARIAS NOS SÉCULOS XV E XVI, ATRAVÉS DOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS:

4. Por que as especiarias eram tão valiosas naquela época?

5. Qual a utilidades dessas especiarias para os europeus?

6. Por que os europeus navegaram tanto para adquirir essas especiarias? Por que eles não cultivavam essas especiarias na Europa?




Nenhum comentário:

Postar um comentário