Páginas

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Atividades - Mitos de Criação Afro-brasileiro

Divididos em grupos os alunos do 7º ano "B", leram e apresentaram os contos e lendas afro-brasileiros presentes no livro:
Adetutu, uma jovem mãe africana, é aprisionada por caçadores de escravos e transportada ao Brasil em um navio negreiro. Durante a viagem, ela sonha com a criação do mundo pelos orixás, deuses de seu povo. Em seu sonho ela torce para Oxalá realizar sua missão com sucesso, ganha a cumplicidade de Exu, vibra com a atuação de Xangô, emociona-se com Iemanjá. Numa sacolinha de segredos que leva pendurada no pescoço, Adetutu guarda pequenas lembranças com que os orixás a presenteiam. Segredos que serão usados trinta anos depois, já no Brasil. Os contos e lendas mostrados em seus sonhos fazem parte do patrimônio mitológico iorubá que o Brasil herdou da África e que aqui se preservou ao longo de mais de um século, contado de boca em boca, transmitido de geração a geração. E que hoje é parte constitutiva da nossa cultura.
http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=12467

METODOLOGIA DA ATIVIDADE: Os alunos receberam um capítulo do livro. Selecionaram as palavras desconhecidas para pesquisa e deveriam organizar algum tipo de apresentação para transmitir as histórias aos colegas de classe (seminário, slides, cartazes ou teatro) . O resultado foi ótimo.

OBJETIVO DA ATIVIDADE: Desconstruir, através do conhecimento, o preconceito às crenças africanas.


GRUPO 1: A semente e a enxada
As alunas desse grupo apresentaram esse mito sobre a criação da agricultura em forma de teatro.
GRUPO 2: A criação das criações




GRUPO 3: Um rio que corta a montanha.

GRUPO 4: O mar se mexe e se defende

GRUPO 5: Poderes para todos.


No final do livro existe uma tabela comparativa, entre os deuses gregos, romanos, egípcios e africanos. Ótimo para uma discussão que busque acabar com o preconceito.
VALE A PENA LER!

Nenhum comentário:

Postar um comentário